Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo

Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de Pernambuco

Contribuição Sindical Patronal 2014

 

A importância da Contribuição Sindical

 

Um sindicato não defende apenas o seu filiado ou associado. No exercício do seu papel representativo, os Sindicatos de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (SHRBS) defendem, junto aos sindicatos laborais ou diretamente aos empregadores, as conquistas obtidas através de suas ações junto aos órgãos públicos e privados, na defesa de temas de interesse do setor.

 

Quando há uma negociação com a categoria laboral, as vantagens alcançadas não ficam restritas a um grupo de empresários, elas estendem-se a toda categoria de empresas enquadradas naquela determinada atividade econômica. Por força de lei, elas são estendidas a todas as empresas que fazem parte da mesma categoria, indistintamente, mesmo que não sejam sindicalizados.

 

Desta forma, os 940 mil estabelecimentos dos segmentos de hotelaria e gastronomia existentes no Brasil atualmente, são representados pela Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação e por seus 65 sindicatos em todo o Brasil, nas suas mais diversas abrangências. Esses sindicatos, além de realizar a negociação coletiva, de forma a garantir a melhor negociação para a sua base, atuam fortemente nas Casas Legislativas, em todas as esferas de governo, visando a regulamentação dos setores representados, minimizando ou, até mesmo, anulando os efeitos de uma política pública desfavorável para a categoria. Da mesma forma, lutam pela redução da carga tributária e pela flexibilização da legislação trabalhista, favorecendo um ambiente de negócios mais propício ao pleno desenvolvimento do turismo no Brasil.

 

Além de todas estas bandeiras, o sindicato cria e oferece produtos e serviços indispensáveis às empresas, proporcionando assistência jurídica a seus associados, planos de assistência médica e odontológica, cursos de qualificação profissional, recolocação no mercado de trabalho, dentre outros.

 

Mas sem investimentos nada disso seria possível. É por isso que toda empresa, sindicalizada ou não, deve recolher, uma vez por ano, a chamada Contribuição Sindical. Ela serve para manter e fortalecer a estrutura sindical, garantindo que ela continue exercendo o seu papel.

 

Compare o custo com o benefício que o sindicato proporciona à sua empresa. Sem o recolhimento da Contribuição Sindical as entidades sindicais patronais ficam impossibilitadas de desenvolver ações e investir em representatividade, produtos e serviços. Por isto, o empregador deve uma vez por ano, efetuar este pagamento. A contribuição sindical irá manter e fortalecer a Federação de Hospedagem e Alimentação e seus Sindicatos, garantindo a continuidade do desempenho de seu papel perante a sociedade.

 

Reafirme o seu compromisso com a entidade representativa de sua categoria econômica, pagando a Contribuição Sindical até 31 de janeiro. O valor pago uma vez ao ano corresponde a menos de um dia do lucro operacional de sua empresa.

Fonte: Site www.fbha.com.br

 

 

For Download

  • tabelas_para_calculo_da_contribuicao_sindical_vigentes.pdf | Download